segunda-feira, janeiro 31, 2011

Café filosófico (ou flerte improvável)

sábado, janeiro 29, 2011

Ao querido troglodita...

quinta-feira, janeiro 27, 2011


"Reciclagem", por  Alejandro S. Ramírez (ativista mexicano do Save Our Liquorice)

As certezas, sim, podemos reciclar a maior parte, mas o custo-benefício as torna inviáveis.
Os trocadilhos não têm jeito, e os infames sobreviverão à humanidade. 

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Nos meus dias de infância, minha mãe reagia às estripulias mais arrojadas mandando-me para a China comunista. Naquele tempo, não fazia clara idéia nem imaginava o alcance daquela praga que soaria como uma brincadeira, destituída de qualquer ameaça efetiva à minha integridade, não fosse a fisionomia severa que a acompanhava. Hoje percebo o eufemismo, pois era o mesmo que prescrever o inferno, ou algo semelhante ao experimentado pelo bailarino Li Cunxin, quem, aliás, realizou interessante documento daquele período difícil para humanidade (e, sobretudo, para os chineses) em seu livro Adeus, China (o último bailarino de Mao), aqui no Brasil pela editora Fundamento . As privações da população camponesa, a falta de liberdade, a opressão, a loucura de uma época fundamental não apenas para a ciência de uma nação tão singular, mas também para entender os percalços da humanidade, a esperança, Li Cunxin descreve em um estilo singelo, mas autêntico, em uma autobiografia que surpreende e comove.
Sobre o tema, recomendo aos cinéfilos o excelente Balzac e a Costureirinha Chinesa, de Dai Sijie, e Três Gerações, Um Destino, de Young Hou.

domingo, janeiro 23, 2011

O corpo canta!

sexta-feira, janeiro 21, 2011

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Milagres
Amanhece. De uma janela, Chet Baker anuncia a vida que desperta.

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Ainda sobre gastrópodes e afins...

terça-feira, janeiro 18, 2011
















This is not a shit! (ou fim de férias)

sábado, janeiro 15, 2011

Leitura de viagem (vale sobretudo pelas sensações proporcionadas por uma estética inusitada, sem maiores apelos intelectuais, mas com profundo desejo de liberdade capaz de criar um universo exuberante, pois daí o permanente estado de novidade, de deleite)
Naquele inverno, houve relatos nos jornais de um iceberg do tamanho de um galeão flutuando num ranger majestoso pelos penhascos de St. Hauda’s Land, de um porco que fungava levando andarilhos perdidos dos morros para o precipício abaixo de Lomdendol Tor, de um espantado ornitologista contando cinco corvos albinos numa revoada de duzentos. Mas Midas Crook não lia os jornais, apenas olhava as fotografias.

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Go where? (Jeffar Khaldi, óleo sobre tela, 2009)

domingo, janeiro 09, 2011

Cauteloso, adiava o suicídio fumando, enquanto assistia ao programa dominical predileto.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

Apontamentos para 2011. Os vícios nos acompanham constantemente. Mesmo que não buscássemos nenhuma outra coisa saudável, retirar-se, por si só, ainda poderia ser proveitoso, pois nos tornaria melhores do que somos. (Sêneca, filósofo e político, entre outras coisas). Se quiser mudar o mundo, comece mudando a si mesmo. (Seu Pôncio, morador de rua; gosta da palavra abnegado, entre outras).

domingo, janeiro 02, 2011

Um nostálgico lançou-se ao rio. Preso ao passado, afundou rapidamente.